Saúde mental é coisa séria!
Final de 2012, começo de 2013... Fazem mais ou menos 10/11 anos que meu irmão foi diagnosticado com Esquizofrenia.
Desde que isso aconteceu, foi um baque extremamente grande para mim e minha família... Já tinhamos histórico de pessoas próximas a nós que foi diagnosticado com a mesma patologia psiquiática, sempre foi muito difícil falar sobre isso, levei 10 anos para tocar nesse assunto tão delicado para nós. Atualmente não convivo mais com meus pais e meu irmão, mas me senti confortável de abordar esse assunto aqui no blog só agora!
Pois primeiramente precisava a aceitação do meu irmão de falar sobre esse assunto, eu respeitei isso, também de meus parentes, familiares, enfim...
Meus pais não gostavam de falar sobre isso...
Sempre reparei que eu e meu irmão precisavamos de ajuda psicológica desde a adolescencia, após ter sofrido anos e anos, após ambos terem sido reprovados na escola, ele na 4ª série e eu na 2ª, sofremos bullying, perseguições e intolerância religiosa, preconceitos, picuinhas sobre nossa posição social, a forma de se vestir, se comportar, agir e viver!
Sem contar históricos e lembranças traumaticas da nossa infância, que prefico não mencionar nesse post, é algo que prefico me abrir com um terapeuta ou pessoas próximas!
Após algumas perdas de entes queridos...
Pessoas próximas...
Colega de escola, prima, avó!
Mas creio que tudo piorou após o falecimento de uma prima minha, após o falecimento dela, desencadeou algo muito forte para mim e todos de casa!
Afastamento das redes sociais como de costume
Eu não sabia como lidar com a situação, passei um bom tempo afastada da vida real, um bom tempo trancada dentro de casa, por depressão, fobia social por conta do bullying que sofria, graças ao blog me reencontrei, eu queria viver, sair um pouco do virtual, foi quando tive meu primeiro relacionamento, hoje é fácil falar sobre isso, mas naquela época não era fácil...
O Isaque foi internado em um hospital psiquiatra no final de 2012, não era mais a mesma coisa, eu sei, eu vi claramente como ele era e como tudo aconteceu... Meu irmão foi agredido dentro do hospital psiquiátrico, ele levou um soco no nariz, meus pais tinham ido visitar ele, quando chegaram em casa, ligaram do pronto socorro avisando que o Isaque tinha ido para lá pois havia acabado de levar um soco no nariz, ele voltou para casa depois de longos dias internado, chegou em casa com o nariz roxo e inchado, com movimentos catatonicos, foi um período bem triste para mim, por isso evitava gravar vídeos quando ele estava internado, ou quando voltou para casa, era difícil ver como meu irmão era, e como ele ficou!
Meu irmão tinha personalidade forte, sabia o que gostava, amava se vestir bem, se perfumar, tinha gostos diferentes dos meus em relação a comida, ele amava picolé de tangerina, cachorro quente, esfirra de carne, enroladinho de salsicha, pizza; adorava os mamonas assassinas, assistia F1, amava Animes, Mangás, vídeo-game, gostava de bateria, queria fazer mecatronica, era ótimo em exatas, amava teatro, se arrumava, fazia topete, adorava fazer penteados diferentes com gel pra ir na igreja, colecionava vinil e CDs de country e POP, amava as músicas do Michal Jackson e dos Jacksons 5, Jogava The legend of Zelda e Harvest Moon, apaixonado pela Miley Cyrus desde a nossa adolescencia, quando eu comecei a assistir Hanna Montana, Jonas Brothers, Demi Lovato, a gente acompanhava tudo juntos, assistimos todos os filmes do High School Musical juntos várias vezes, pois ele tinha os DVDs e também do Camp Rock, essa foi nossa adolescencia!
Amava cozinhar, fazia macarronada, doce de banana com achocolatado, ajudava nosso pai a carpir o quintal de casa!
Tudo isso se dissipou, sumiu, o Isaque que eu conhecia estava diferente!
Não apenas deram um soco no nariz dele, querimara o pé dele com isqueiro, roubaram roupas dele, o chinelo dele...
Quem? Até hoje não sabemos quem fez isso com ele, ele nunca contou!
Hospital Psiquiátrico seguro?
Não! Para mim hospital psiquiátrico ficou associado como um local perigoso e repugnante, onde os pacientes são tratados como bicho!
Meu irmão não tinha segurança nenhuma lá!
Por anos fiquei meio afastada, nunca falei sobre isso abertamente na internet, pois não me sentia segura com medo do julgamento das pessoas!
Após ver meu irmão encenando um psiquiatra, correndo atrás dos seus sonhos de ser ator, tratando de um assunto com carinho, respeito e seriedade, vejo que ele aceitou o seu problema e esta seguindo com cabeça erguida, ele pretende se aposentar por conta da saúde mental e ir para o E.U.A fazer tratamento.
Hoje vejo que meu irmão não mudou, ele é a mesma pessoa, não que ele estivesse morrido ou adormecido, ele só estava com uma confusão mental, buscando aceitação da sociedade!
Devemos tratar todos nossos semelhantes com carinho e respeito, independente da situação, posição social, religião, independente das diferenças.
Ele tem sim uma patologia psiquiátrica, e não devemos ignorar isso, nem ignora-lo, não devemos tratar as pessoas com patologia psiquiárica a margem da sociedade ou com ignorancia, são pessoas, pessoas como nós, com sentimentos, sentem dor e sofrem assim como nós!
Alias... Mais do que nós, pois são sensíveis e esponja, se apegam fácil, sofrem mais fácil, acreditam nas coisas fácil!
Cuidado com o que falam para eles...
Não os julguem!
Não os discriminem!
Não façam chacota!
Doença mental é coisa séria!
Meu irmão estudando teatro interpretando um Psiquiatra no SENAC em Araçatuba
A primeira vez que vejo alguém falando e analisando o caso do meu irmão na internet, descobriram que ele tinha esquizofrenia e trouxeram isso a público
Agradeço por terem trazido isso a público e abortar o tema com tamanha respeito e seriedade!
Minha Blogueira preferida é Bipolar e trouxe isso a público
É de extrema importância trazer isso a público e falar sobre isso, saúde mental é coisa séria, se não for cuidado e respeitado, independente da patologia, pode matar!
Eu tive depressão, eu sabia que tinha e por causa disso eu me tratei com carinho e superei! Sou contra que fiquem brincando com um tema tão sério e romantizem esse tema!
Se estiver se sentindo incomodado, com confusão mental, tristeza, angústia, procure ajuda, procure ajuda da sua rede apoio, familiares, alguém de confiança, o padre ou pastor da sua igreja, procure um médico ou ligue no 188 - CVV (Centro de Valorização a Vida)
Gratidão!
Espero que meu post incentive ou auxilie alguém que esteja precisando!
Se valorize, você é importante e especial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário