Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fisiognomonia o estudo da personalidade através da face.

Olá Pessoal, Bom hoje vou falar um pouquinho sobre um tema que eu gosto bastante de estudar, sobre a Fisiognomonia é o estudo da personalidade através da face e linhas de expressões faciais e corporais.
Dos temas que eu mais gosto de estudar, pois assim conheço as pessoas melhor, é um estudo mais complexo, mais rico, alem da psicologia...
Se bem que a psicologia é um estudo que eu também busco muito.
adoro ler sobre esses assuntos sem contar em romances, e poemas...
A Fisiognomonia é bem além que o horoscopo, você conhece a pessoa em si, cada um é de um jeito, cada um com seu DNA e seu Tipo de sangue, cada um com sua personalidade, agora o Horoscopo é um estudo através da astrologia pela data do nascimento, o que seria mais correto é o estudo da personalidade através de sua face e comportamento, pois é sobre ele que nos revela cada personalidade.
Então simbora que hoje vamos estudar um pouco sobre isso.

A antiga 
arte da leitura
Corporal
A história da arte de ler o corpo - ou fisiognomonia é tão fascinante quanto a maioria das antigas artes chinesas.
Em termos históricos, a arte da fisiognomonia ou SIANG MIEN, como chamam os chineses, foi traduzida naquela cultura entre o século VI e III antes de cristo.
Segundo diferentes fontes de tradição, o mais antigo praticante da arte foi KUEI KU TZU, filósofo e mago, no século V a.C.
Os registros Oficiais da china apontam diversos nomes de grandes experientes e praticantes da arte ao longo desses séculos, dando destaque especial para o mais famoso deles, CH'EN T'UAN.
Dada a eterna fascinação humana, não apenas com o próprio rosto e corpo, mas também com o futuro, a Fisiognomonia, acreditamos, jamais morrerá.
Talvez o maior risco é que, sem a divulgação adequada  dos seus princípios muitos  dos ensinamentos intelectuais, filosóficos e religiosos sobre os quais ela se apóia se percam ou comecem a ser mal utilizados.
Assim, a Fisiognomonia se tornará uma concha vazia, uma arte sem forma, uma filosofia sem um significado. Pois não devemos nos esquecer que essa arte, no Oriente, não é nada de mais nada de menos que a profunda reflexão sobre concepções e idéias, sobre o além do homem, sobre o divino e o terrestre, sobre  o nascimento, a morte e o que a vida nos reserva após a morte.


O ROSTO
A necessidade de sobrevivência  faz com que os animais mais atinjam formas que lhes permitam sobrevivência. Também o ser humano, depende de sua região e atividades que desenvolve, acabar por assumir diferentes características, formando grupos e sub grupos raciais e sociais.
A Fisiognomonia estuda e classifica os rostos segundo o formato, a proporcionalidade e a expressão facial.

Formatos Básicos:

 Oval ou triangular (também chamado rosto comprido):
revela temperamento mental, ou seja, são pessoas sinceras, pensativas e sensíveis. Como um ovo, apresentam equilíbrio vulneráveis a qualquer pressão do meio e, por isso , não se tornam bons comerciantes. Revelam, ainda, apurado senso estético e franco interesse pelos mistérios do Universo.

 Redondo: é um rosto que não apresenta ângulos.
Caracteriza pessoas extremamente sociáveis, que gostam de ambientes alegres e agitados, tornando-se, por vezes, extravagantes.
Desde que recebam o "impulso" adequado, como uma bola, superam qualquer obstáculo.

 Quadrado: é um rosto alguloso e revela o temperamento muscular.
As pessoas de rosto quadrado são mentalmente ágeis, práticos, perfeccionistas nos julgamentos e graciosas nos movimentos. 

 Retangular: é um rosto também anguloso, embora seu formato seja mais longo comparativamente com ao quadrado, e revela temperamento ósseo.
Tais pessoas são ágeis  e sua grande resistência física os tornam trabalhadores incansáveis. Levam até o fim, tudo que começam.

Proporcionalidade
Além do formato do rosto, é importante observar o equilibrio entre as 3 partes que compõem. Segundo a Fisiognomonia, o rosto pode ser dividido em 3 partes:

(a) - Testa até o inicio das sobrancelhas.

(b) - Inicio das sobrancelhas até o fim do nariz.

(c) - Do fim do Nariz ao queixo.

A parte superior, do tampo da cabeça até a linha das sobrancelhas, revela os interesses intelectuais e espirituais das pessoas.
A parte média, compreendida entre a linha das sobrancelhas e a base do nariz, revela o Eu das pessoas e seu relacionamento com amigos e familiares.
E, por fim, a parte inferior, da base do nariz para baixo, que revela os interesses materiais, isentivos e sexuais da pessoa.
Cada uma dessas 3 partes deve se apresentar harmoniosamente desenvolvida, o que revelará equilíbrio interior.

Dessa forma, podemos entender que a expansão ou diminuição de determinadas parte do rosto comparativamente à outra revelará traços de personalidade muito interessante. Por exemplo, se a pessoa tiver a parte superior (testa) pequena ou achatada, ela apresentará dificuldade e problemas de memória.
Se houver uma expansão de parte interior (boca a queixo), a pessoa tenderá a apresentar apego ao plano material e sexual. Se houver uma diminuição da parte central (região compreendida entre as linhas das sobrancelhas a base do nariz), a pessoa revelará dificuldade em liderar ou fazer valer o seu ponto de vista junto a amigos ou familiares.

Expressão facial
Se examinamos detidamente a vida de uma pessoa, geralmente identificamos um tema emocional central que é estampado em seu rosto.
A face mais que qualquer parte do corpo humano, é a porção que melhor exprime nossa personalidade.
As expressões faciais resultam de nossas emoções, revelando-as de modo consistente.
Em alguns indivíduos, o exagerado controle emocional resulta em uma "máscara".
Em, outros, uma emoção constante (pânico, desespero, cinismo, etc...) se torna tão organizada que os músculos faciais, reproduzem uma caricatura!
Para a Fisiognomonia, a análise a expressão facial resulta em três tipos básicos:
_ face expressiva e viva: revela extensa capacidade de realização e de utilização do potencial criativo.
_ face sem expressão e apagada: revela fraqueza (cansaço ou desvitalização) e reduzida capacidade de realização e prática.
_ face "caricata": (expressão de moleque, bruxa, palhaço, etc...) revela expressão doentia das emoções, pois a pessoa não permite que elas fluam de modo natural, mantendo-se como que bloqueada inadaptada.

TESTA
A parte superior do rosto corresponde à testam que revela as tendências e os interesses intelectuais e espirituais da pessoa.
Assim, para a fisiognomonia, podemos observar 4 formatos básicos  de testa:

- testa larga: revela pessoas intelectualmente ativas bastante responsáveis e sensíveis e sempre dispostas a ajudar a família e os amigos.

- testa estreita: revela pessoas organizadas e perfeccionistas, embora lentas.
As pessoas com testa estreita tendem a ser muito dependentes de opiniões dos outros e perdem a calma com facilidade. 

- testa arredondada: revela pessoas dotadas de imaginação criativa, bom gosto e amor pelas artes.
com tendência a se apresentam sempre na moda.
Mulheres de testa arredondada são muito gentis e se submetem às vontades do marido.

- testa quadrada: revela pessoas disciplinadas, sérias e cumpridoras de seus deveres.
Para elas, ordens devem ser cumpridas à risca; por isso, acabam por sentir sempre muito sobrecarregadas.
Mulheres com testa reta tendem a mandar em seus maridos.

Segundo a Fisiognomonia, o estudo das rugas da testa poderá fornecer excelentes informações sobre como a pessoa tende a reagir no contato com o mundo.
É importante lembrar que, quanto mais profundas e permanentes, as rugas da testa se mostram mais significativas para a compreensão da pessoa!

- Uma ruga horizontal revela criatividade, cujo coração sempre busca a verdade!
Sua sensibilidade a torna sempre bem vista por todos.

- Duas rugas horizontais revelam pessoas dotadas de bom senso e generosidade, sempre procurando dar o melhor de si em favor dos amigos tende a se mostrar bastante romântico.

- Três ou mais rugas horizontais revelam pessoas dotadas de extrema paciência e capacidade de ouvir e aconselhar amigos. Seu modo de vida inclui também uma fé muito sólida.

- Rugas dispersas pela testa revelam problemas e dificuldades sentidos a tenra infância no convívio com pais e irmãos. Também pode significar temor de não ser amada.

- Rudas convergentes revelam pessoas com dificuldade na expressão das emoções, por vezes frias e calculistas. São dotadas de inteligencia aguda e atitudes criticas.

SOBRANCELHAS
Para os chineses, as sobrancelhas revelam nobreza de caráter. Se estamos felizes, as sobrancelhas se movem de maneira expressiva, emocionada e graciosa.
Se estamos tristes, ficam baixas e se juntam.
Segundo a Fisiognomonia, existem mais de 30 tipos de formas diferentes!
Vamos Examinar os principais!

- Se os pelos das sobrancelhas crescem para cima, isto revela coragem, embora a pessoa possa, por vezes tornar violenta.

- Se os pelos crescem para baixo, isto significa covardia, e a vida de casada da pessoa será cheia de altos e baixos!

- Quando as sobrancelhas são grossas e curtas, e os pelos crescem em diferentes direções, a pessoa tende a ser rebelde e suas idéias sobre amizade são bastante confusas.

- Quando as sobrancelhas são estreitas e claras a pessoa tende a não ter preocupação e não será resolvida em trabalhos ou tarefas pesadas, vivendo vida confortável.

- Quando os pelos das sobrancelhas são curtos e ralos na parte final, a pessoa é popular com o sexo oposto.

- Quando as sobrancelhas são espessas no começo e ralas no final revelam pessoas que tem pouca  força de vontade e muita dificuldade em perdoar os outros.

- Sobrancelhas unidas, mas ralas em toda extensão, são sinal de má sorte, preguiça e incapacidade para levar a vida a sério.

- Sobrancelhas unidas, de pilosidade regular, revelam pessoas impacientes e que não sabe perdoar.

- Sobrancelhas afastadas  revelam pessoas de boa índole, que perdoa com facilidade, embora mude de opinião constantemente.

- Sobrancelhas lisas e macias revelam paz interior e existência tranquila.

- Se, no entanto, surgirem dois ou mais pelos crescendo em direção contraria, isto revela problemas de solidão e medo de rejeição.

- Sobrancelhas bicudas revelam a presença de poucos amigos. A pessoa poderá ter casamento desarmonioso com poucos filhos. Contudo, jamais será pobre, e terá vida longa.

- Sobrancelhas encaracoladas indicam pessoa rica, nobre e autoritária. O relacionamento com sua família não é dos melhores.

- Sobrancelhas curvadas revelam pessoa gentil e honesta com os amigos. Facilidade para aprendes e gosta de se envolver com o sexo oposto. Apresentam potencial para ser rica e respeitada.

- Sobrancelhas de dragão revelam pessoas inteligentes, bons negociantes e muito corajosos. A pessoa será rica e respeitada, constituindo família unida, e de pessoas felizes.

- Sobrancelha longas revelam grande potencial de inteligencia e capacidade de se relacionar não apenas com sua família, mas também com amigos. A pessoa terá sorte principalmente após os 25 anos de idade.

- Sobrancelhas curtas revelam dificuldade  para manter relacionamento durante muito tempo e incapacidade para administrar negócios. Revelam também, pessoas ciumentas.

- Sobrancelhas de fantasma (baixas, curvadas e pequenas) revelam dificuldades nos negócios e na vida de modo geral. Via de regra, a pessoa é solitária.




5 comentários:

  1. Ótima postagem!! Gostaria de tirar algumas dúvidas, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Alguns me chamam de preconceituoso, quando "julgo" uma pessoa pela sua expressão/construção facial.
    Mas muitos, depois de um tempo, vem me dizer que eu estava certo.

    ResponderExcluir