Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011

Música Celta

Bom hoje vou falar sobre um tipo de música que quase não é ouvida hoje em dia, em rádios e tals, eu vou falar sobre a música celta, bom quando se diz música celta, ou se ouve o tipo de música é assimilada com as músicas medievais quando sé toca em filmes de contos de fadas e tals, mas não é.
Bom decidi fazer esta postagem pois fiz um work-shop sobre isto e venho pesquisando sobre isso a uns tempos e acho bem interessante, bom espero que gostem...

Conceito
A Música celta  é a música folclórica de países de regiões celtas, são estas, a ilha da Irlanda, a Escócia, País de Gales, Isle of a Man e as regiões de Cornualha na Inglaterra, Galícia na Espanha, e Bretanha na França.
Os celtas foram um dos povos bárbaros que habitaram a Europa e tiveram seu apogeu de 250 a.c até o século 1, quando foram dizimados pela expansão do império romano e por outros povos bárbaros, sobretudo Anglo-saxões  e Teutônicos. Sua ocupação que outrora era quase que a totalidade do oeste europeu ficou restrita a estas  regiões de onde hoje  aflora a cultura celta.
Ao contrario de que muitos acreditam a musica celta executada hoje em pubs e confraternizações data de século 2 até o presente. A associação com música medieval esta muito mais vinculada ao nosso inconsciente criado por filmes e histórias do que pelo conteúdo histórico. Tem se muito pouco registro da música celta antiga sabe-se que usavam a música para guerras e rituais religiosos descatando um dos instrumentos de registro histórico, a trompa celta.

Características
O universo da música celta é amplo, indo desde a extrema melancolia até a  alegria e a euforia.
As diferentes regiões carregam diferenças culturais e por conseqüência musicais também, A Irlanda parece ter talvez, a mais "swingada" destas músicas, presente nela uma variedade rítmica exuberante.
As canções escocesas estão na grande maioria vinculada as bagpipes, assumindo um caráter de rítmica mais rígida e bastante rápida. Galícia, tem influencias ibéricas e latinas importantes, e a música Bretã apresenta-se um caráter modal e talvez seja a mais próxima da sonoridade medieval.
No aspecto rítmico a música celta se divide em Reels, Jigs, Polkas, Hornpipes, estes, rítmos mais alegres e contagiantes , sendo Airs, Valsa, Slip, Jigs, rítmos mais lentos e introspectivos. O formato dos temas é variável, sendo em sua grande maioria divididos em partes A e B mas existem temas 3 e até 4 partes; como no Chorinho, cada parte executada 2 vezes.
Como a maioria dos cancioneiros populares, este estilo também é a tradição oral, portanto, há uma gama de variações  para um mesmo tema, as partituras geralmente são encontradas em forma "Crua" abrindo espaço para improvisos e par, talvez a maior característica deste estilo, as ornamentações.
Existem varios tipos de ornamentações, sendo as mais usadas, Triplets, Roll ons, half roll ons, notas pedais, glissanos e "grace notes". Essas ornamentações possuem várias funções, como divisão de notas, aumento de volume, e valor estético, e cabe ao músico decide qual ornamento usar em determinada frase.

Geralmente os violinos de orquestras tem que ser bem afinados, música limpa e tals, com o arco do violino bem esticadinho, ja na musica celta é o mesmo violino, só que não exige muito ficar o som tão limpo as vezes o som limpo estraga a música, por isso a crina do arco fica mais soltinha, e os ruidos do violino fazem parte da música, como em músicas e orquestras tem que passar o arco certinho retinho pra não fazer barulho, sempre com um som bem limpo, ja na música celta não e também neste work-shop que eu fiz com a banda Terra-Celta, eu vi algo que nunca havia visto em minha vida, um instrumento que acho que ninguem nunca, viu, ele não compõe a música celta, mas eles compraram e usam, é a coisa mais linda que eu ja vi, parece um violino só que de chave, e da um pequeno orgulho, porque eu nunca tinha visto um instrumento daqueles, e só tem um no Brasil, e é deles, incrivel, ver o cuidado deles, ao arrumar, limpar cuidar, e até no tocar, e eu vi um de pertinho, simplesmente "Incrivel", jaja explico melhor, dêem continuidade a leitura.

Instrumentos
Uma das grandes características da música celta é sem dúvida a fusão de instrumentos folclóricos criando uma massa sonora sem igual e bastante peculiar . O grupo alem de utilizar instrumentos típicos da cultura celta também utiliza outros criando uma fusão diferente de timbres e rítmos nas composições.

- FIDDLE
O violino é sem dúvida um dos instrumentos mais característicos, e na música celta assim como em grande parte dos estilos "folk" recebe nome de "FIDDLE".


- BAGPIPES
Existem cerca de 180 tipos de fole pelo mundo, as bagpipes são talvez a marca registrada da música Irlandesa, Escocesa Galega e Bretã. Destacam-se as "Great Higland Bagpipes" na Escócia e as "Uillenn pipes" na Irlanda, "Biniou" bretão e a "Gaita" na Galícia.


- TIN WHISTLES
Pequena flauta tradicional irlandesa, também conhecida como "Pennu whitle"


- TENOR BANJO
Diferente do seu "primo" americano o "5 string banjo" o banjo tenor é tocado com palheta e possui afinação em quintas como violino.


- MANDOLIN
O mandolin, da familia dos bandolins possui diferentes tamanhos e formatos, instrumento que ganhou muita popularidade nos EUA no "blueglass".
O "Bouzouki" da familia dos mandolinas também é bastante usado no estilo.


- IRISH FLUTE
A flauta irlandesa tem timbre único, grave e bastante aveludado, diferindo bastante das "Tin whistles", mas como esta, também é um instrumento diatônico.


- ACORDEOM
De teclas ou de botão o acordeom é um dos instrumentos mais ultilizados em toda música folk mundial. Na Irlanda ainda existem as "Concertinas" os "Box" semelhantes ao acordeom de botão.


- BODHRAN 
Instrumento de percussão irlandes.


- NYCKELHARPA
Instrumento de arco sueco, também conhecido como "Violino de chave".
 

- DIGERIDOO
Instrumento de sopro de origem aborígene.


- CAJON
Instrumento de percussão espanhola.
 

Discografia/Sites
Citarei alguns artistas que tem seu tabalho cunhado na música tradicional.

- The Chieftains, grupo irlandes com mais de 30 anos de existência, Paddy Moloney e cia são verdadeiros "Demônios da Garoa" da música celta.
http://thechieftains.com

- Lunasa, também de Dublin o Lunasa representa a evolução da música celta, com virtuosismo impecável e arranjos inusitados.
http://lunasa.ie

- Altan, de Danegal, noroeste da Irlanda, o grupo alternado virtuosismo instrumental com bela voz de Mairéad Ní Mhaonaigh.
http://altan.ie

- Sharon Shannon, a mais famosa acordeonista da Irlanda, mistura jazz e outros rítmos ao seu trabalho.
http://sharonshannon.com

- The Dubliniers, o grupo tem forte influencia na música irlandesa tendo imortalizado canções tradicionais como Molly Malone, Wild rover e Whisky in the jar.

- Carlos Nuñes, gaitero dalego virtuose na gaita, tem participação em trabalho de vários artistas.

- Berroguetto, grupo galego que mistura jazz adquirindo uma sonoridade única!
http://berroguetto.com

- Ashley Macissac, fiddler de Cape Breton, o violinista canadense, deu uma dimensão a música celta, misturando-a ao rock, hip hop, eletrônica e punk.

- Allan Stivell, um  dos ícones da música bretã, um virtuose na Harpa Celta.

Além dos sites de artistas já mencionados, existem sites onde se pode encontrar partituras e dicas sobre o estilo...
- http://thesession.org
- http://abacci.com
- http://bbc.co.uk/radio2/r2music/folk/sessios/

algumas músicas incríveis:
THE MOUNTAIN ROAD -

- Irish Reel-


- Irish Fiddle -


Harvest Home


The Kesh Jig






alguns Grupos Brasileiros que eu admiro:
Terra Celta - o grupo que deu o work-shop


Essa é sem duvida uma das minha prediletas:


este video não tem nada ver com música celta, eu coloquei aqui para verem como é a nickelharma o "violino de chave":


Keltoi - Butterfly:


Gaiteiros de Lume, incrivel nunca tinha visto uma gaita de folis, primeira vez que vi pessoalmente foi no work-shop muito massa, confira o som deste instrumento:


este grupo é um máximo :D


e é isso ai galera, passei um pouco mais sobre o que aprendi, e um pouco do que eu gosto *-* e até a próxima beijos, tchau....

Um comentário:

  1. Oi Tudo bem ? Gostaria de saber a diferença entre a IRISH FLUTE e a TIN WHISTLES ... Obrigada

    ResponderExcluir