Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011

O Japão no Brasil e os seus costumes, orientais...

A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, através de um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (em japonês: 日系?) (termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes).


Influência da imigração japonesa no Brasil

Os imigrantes japoneses aperfeiçoaram as técnicas agrícolas e de pesca dos brasileiros. É notável o seu trabalho na aclimatação ou desenvolvimento de vários tipos de frutas e vegetais antes desconhecidos no Brasil, no total trouxeram mais de 50 tipos de alimentos, entre os quais o caqui, a maçã Fuji, mexerica poncã e o morango. Além dos alimentos trazidos pelos imigrantes japoneses no Brasil destaca-se também a grande expansão da avicultura brasileira que só cresceu de vez quando foram trazidas aves-matrizes do Japão e com a experiência dos imigrantes japoneses nas granjas.
A diáspora japonesa forneceu uma porta de entrada para a influência cultural japonesa no Brasil que se destaca na tecnologia agrícola, culinária, esportes (judô, aikidô, jiu-jitsu, caratê, kendo, sumo, gateball e apesar de o beisebol já ser práticado antes da chegada dos imigrantes japoneses foi através desses imigrantes que se deve o desenvolvimento do Beisebol no Brasil.), mangás, seriados de televisão (como os animes) e outros aspectos.
O bairro paulistano da Liberdade representa um pedaço do Japão com vários pórticos vermelhos de templos xintoístas. Restaurantes de yakisoba,sushi e sashimi competem com os karaokê e supermercados nos quais se pode comprar o nattō e vários tipos de molho de soja.
Até mesmo o drinque brasileiro mais famoso, a caipirinha, ganhou uma versão japonesa com saquê: a sakerinha.

Fonte: Wikipedia

Bom resolvi postar um pouco sobre o Japão porque é um dos países que eu mais admiro, uma cultura rica, de pessoas inteligentes.
Eu não herdei a descendência japonesa mas convivo com muita gente que tem sangue oriental, e gosto de muita coisa de la que foi trazida para o Brasil como por exemplo:
O Mangá:
Desenho de origem japonesa, o mangá tem uma característica bem marcante pelos olhos grandes e bem expressivos.
Quem nunca assistiu o Famoso Pokemon?


ou Pucca e Garu?



eu adoro desenhar mas principalmente os desenhos mangá, eu frequento o nipo e os festivais de anime aqui na cidade, ensina desenhos, tem karaoke, cosplay pra quem não sabe o cosplay é um tipo de teatro dos personagens de anime, aqui no festival em Araçatuba - SP da premios desde caracterização e interpretação é muito massa mesmo, todo ano eu vou e eu simplesmente amo... ver as pessoas caracterizadas, é bem divertido...

Outra coisa que eu gosto muito me emociona é a dança:
O bon odori e a música o taiko, a luta, e a gastronomia, o Yakissoba é um dos meus pratos prediletos *-*



e muito mais nas próximas postagens irei postar sobre a cultura dos meus descendentes, Alemanha, Espanha e os Judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário